Disciplina - Educação Física

Educação Física

13/09/2012

Lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate: uma questão de terminologia

As terminologias lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate são sinônimos e referem-se às mesmas manifestações corporais? Ou seriam diferentes terminologias, cada uma destinada a um referido contexto?

Estas dúvidas perpassam constantemente os praticantes, pesquisadores e interessados nestas práticas corporais. Alguns acreditam que estas três terminologias destinam-se à descrição das mesmas práticas corporais, enquanto outros distinguem a intencionalidade e a prática de cada uma delas.

Permeado por estes consensos e dissensos, há um eixo norteador para estas terminologias: independente da nomenclatura utilizada, lutas/ artes marciais/ modalidades esportivas de combate são práticas pertencentes à esfera da cultura corporal, ou seja, possuem uma história de relação com a cultura e a história da humanidade, sendo uma das mais elementares manifestações desta cultura.

Este trabalho objetivou, por meio de uma revisão de literatura, analisar as concepções acerca das terminologias lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate no contexto da cultura corporal, evidenciando os consensos e dissensos destas terminologias, propondo formas de compreendê-las enquanto manifestações subjacentes da cultura corporal, possuindo assim importância histórica e social para a vida dos seres humanos.


Este conteúdo foi acessado em 03/09/2012 e faz parte do artigo: Lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate: uma questão de terminologia, de Luiz Gustavo Bonatto Rufino e de Suraya Cristina Darido. Para leitura na íntegra acesse: efdeportes.com. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.