Disciplina - Educação Física

Educação Física

13/11/2012

Representando os papéis de capitão do mato e escravo!

A capoeira é uma prática corporal da cultura afro-brasileira, cujos elementos são importantes para entender a história do Brasil. Pela capoeira, podemos pensar nossa história também sob o olhar dos afro-descendentes, fato pouco retratado na história tradicional. A partir desse conteúdo, pode-se lançar um olhar para outras temáticas diretamente envolvidas. O assunto a ser abordado é jogando capoeira.

Como conteúdo específico, a capoeira pode também vir a ser excludente, caso não sejam respeitadas as limitações e possibilidades corporais, sociais e culturais de cada aluno. Nessa proposta de aula, o objetivo é que os alunos compreendam como a capoeira, que outrora foi uma manifestação cultural e de libertação, tornou-se, em alguns casos, elitizada, competitiva, sem preocupação com a singularidade de cada participante. Outro importante objetivo com essa aula é a possibilidade de vivenciar a capoeira, sem a preocupação com a técnica como parâmetro único e exclusivo. (Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica)

O professor também poderá contextualizar a aula de capoeira sob o enfoque do processo de marginalização e exclusão dos povos afrodescendentes, nos tempos da escravatura. Os alunos podem criar jogos para representar os papéis de capitão do mato e escravo, de modo que interpretem as contradições e injustiças que havia e, também, a superação delas com a proposta de outras brincadeiras. (Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica)

Uma sugestão para vivênciar esse conteúdo é por meio do jogo Capitão do Mato:

Capitão do Mato - Capoeira


Materias: quadra de esportes ou local amplo.

Desenvolvimento: os alunos ficam dispostos livres num espaço determinado, o professor escolhe um ou mais alunos dependendo do numero total, para ser o 'capitão do mato'(sujeito que capturava os escravos fugitivos). Este aluno deverá pegar os demais que devem correr para fugir, como a tradicional mãe cola porém a criança que for pega deve permanecer abaixada na esquiva de cocorinha e os demais tem a tarefa de salvar o colega executando um movimento da capoeira que o professor deve estabelecer antes(aú,meia lua, armada e varios outros). É importtante que o professor comente sobre a figura do capitão do mato e dos escravos e ainda sobre o nome dos golpes aplicados.

Contribuição: Marcos Furtado, 24, Mafra,SC Brasil

Este conteúdo foi acessado em 13/11/2012 nas Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica e no site Cooperativa do Fitness. Todas as informações nela contida são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.