Disciplina - Educação Física

Educação Física

04/11/2016

Estado conhece os novos campeões do Bom de Bola

Assessoria de Comunicação/Seed

Terminou na quarta-feira (02) a fase final dos Jogos Escolares do Paraná/Bom de Bola, na cidade de Apucarana, onde foram conhecidas as quatro equipes campeãs do Paraná. Os títulos ficaram com a Escola Estadual Nereu Ramos (Manoel Ribas), no feminino B, Colégio Estadual Tsuru Oguido (Londrina), no feminino A, Colégio Ética (Londrina), no masculino B, e Colégio Estadual Euclides da Cunha (Matelândia) no masculino A.

Foram cinco dias de intensas disputas com 110 jogos e muitos gols marcados, onde atletas, professores, técnicos e dirigentes realizaram uma verdadeira confraternização esportiva. Setenta equipes participaram da competição, com mais de 1200 alunos atletas.
O governador Beto Richa comemorou o resultado. "Não me canso de dizer que os Jogos Escolares são marcantes não só para os meninos e meninas que deles participam, com muita vontade e brilho. São também para os cidadãos, para os professores, para os administradores públicos, para os patrocinadores, para todos os envolvidos, para a vida de nosso Estado", afirmou.

O secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, parabenizou a todos. “Não só as campeãs, mas todas as equipes estão de parabéns. Durante toda a competição, deram exemplo de companheirismo, respeito e lealdade, comprovando que o esporte, acima das disputas pontuais, é um importante componente na formação do cidadão”, disse.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, agradeceu ao Governo do Paraná pela confiança depositada no município para sediar mais este evento. “Quero agradecer ao Governo do Estado, principalmente ao secretário Douglas, pelo empenho e dedicação em trazer mais um grande evento para Apucarana”, frisou.

Para a coordenadora geral dos Jogos, Marcia Tomadon, tudo ocorreu na mais perfeita harmonia. “Tivemos mais de cem jogos e nenhum problema para a Comissão de Ética, tudo foi perfeito, mais um grande evento encerrado com sucesso”.

EMOÇÃO - A rodada final teve muita emoção. Em três decisões, o campeão foi conhecido através de cobranças de pênaltis, para a vibração do bom público que compareceu no estádio Olímpio Barreto.

A primeira decisão foi no feminino B, entre as equipes da Escola Estadual Nereu Ramos (Cândido de Abreu) e Colégio Estadual Marcilio Dias (Itambaracá), que empataram em 0 a 0 no tempo normal. Nas cobranças de penalidades, brilhou a goleira Larissa, de Cândido de Abreu, que depois de fazer uma cobrança foi a responsável por defender outra e garantir o título da EE Nereu Ramos, que venceu por 5 a 4.

Pelo terceiro lugar, o Colégio Estadual Atilio Fontana (Toledo) venceu a Escola Estadual Isidoro Dumont (Itapejara D’Oeste) por 6 a 0.

Na sequência foi a vez das equipes do feminino A entrarem em campo. O Colégio Estadual Tsuru Oguido (Londrina) e o Colégio Maximus (Arapoti) fizeram um grande jogo. Logo no início da partida, Londrina teve a chance de abrir o placar em cobrança de falta, mas a bola passou por cima do travessão.

No segundo tempo, o domínio foi de Arapoti, que teve boas chances nos instantes finais do tempo regulamentar, porém sem evitar o empate em 0 a 0. Na decisão por pênaltis, a equipe de Londrina teve um aproveitamento melhor e venceu por 4 a 3, garantido o título.

O terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Monsenhor Guilherme (Foz do Iguaçu), que venceu o Colégio Estadual São Mateus (São Mateus do Sul) por 2 a 0.

CLASSE B - Na primeira decisão masculina, na classe B, a disputa foi entre as equipes do Colégio Bom Jesus (Apucarana) e do Colégio Ética (Londrina). No último minuto do primeiro tempo, com a bola lançada na área da equipe do Bom Jesus, o atacante Luiz Felipe, de cabeça, marcou para a equipe londrinense.

Na etapa final, com apoio da torcida, a equipe da casa foi em busca do empate e conseguiu marcar, aos nove minutos, com João Lucas. Nos minutos finais, a equipe de Apucarana pressionou, mas o placar ficou igual em 1 a 1. Mais uma decisão por penalidades, a mais longa e tensa do dia. Depois de várias cobranças, o Colégio Ética venceu por 7 a 6, com o brilho do goleiro Arthur, que fez duas defesas.

Na disputa pela medalha do terceiro lugar, o Colégio estadual Reynaldo Massi (Diamante do Norte) venceu nas penalidades, por 4 a 2, o Colégio Estadual Dom Pedro (Foz do Iguaçu), depois do empate em 0 a 0 no tempo normal.

No último jogo do dia, válido pela categoria masculino A, um duelo entre o Colégio Estadual Euclides da Cunha (Matelândia) e o Colégio Estadual Monteiro Lobato (Cornélio Procópio).

A equipe de Matelândia abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo. Gilmar cobrou falta na direita e o goleiro da equipe de Cornélio Procópio fez a defesa com a bola já dentro do gol. O árbitro percebeu que o auxiliar correu para o meio de campo e validou o gol.

A equipe de Cornélio Procópio tentou o empate, mas Matelândia soube segurar o adversário e ainda levava perigo nos contra ataques. Apesar dos esforços de Cornélio Procópio, a equipe de Matelândia conseguiu segurar a vitória de 1 a 0 a garantir o título.

O terceiro lugar ficou com o Colégio Estadual Eudice Oliveira (Florestópolis), que venceu o Colégio Estadual Marilis Pirotelli (Cascavel) por 3 a 0.

O Bom de Bola é promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Educação e do Esporte e Turismo, com apoio da Parati e do município de Apucarana.

Esta notícia foi publicada em 04/11/16 no site www.educacao.pr.gov.br. Todas as informações são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.