Disciplina - Educação Física

Pride - evasão escolar e prática esportiva


Baseado em eventos reais, Pride conta a inspiradora história de Jim Ellis, um carismático professor dos anos 70 que mudou algumas vidas para sempre quando criou uma equipe de natação formada por negros americanos em um dos bairros mais problemáticos da Filadélfia. Fonte: Interfilmes


Ellis nasceu em 1947, em Pittsburgh, Pensilvânia. Justamente em um período histórico de preconceito racial, social e cultural, quando as piscinas eram estritamente segregadas para a maior parte dos afroamericanos. Jim conseguiu quebrar barreiras ao realizar um maravilhoso trabalho em um bairro pobre, fundando o PDR (Philadelphia Departamento de Lazer), que se tornou um modelo para programas de natação em todo o país.



Neste trecho, o treinador Jim Ellis, por meio de fortes argumentos, tenta convencer a irmã e tutora de um de seus alunos a deixá-lo participar dos treinos. Em contrapartida, ela fala do desinteresse do irmão pelos estudos e a respeito das faltas na escola para ir às aulas de natação. Pode-se aprofundar, a partir dessa cena, uma abordagem sobre questões como a evasão escolar e a relação entre a importância da prática esportiva em paralelo com a formação acadêmica.



Pride, Drama/Esporte, Alemanha/EUA, 2007, 104 min.; COR. - Direção: Sunu Gonera.


Palavras-chave: esporte, natação, evasão escolar, prática esportiva, formação acadêmica.



  • 9330
  • 1444
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações