Disciplina - Educação Física

Pride - Cultura corporal

Baseado em eventos reais, Pride conta a inspiradora história de Jim Ellis, um carismático professor dos anos 70 que mudou algumas vidas para sempre quando criou uma equipe de natação formada por negros americanos em um dos bairros mais problemáticos da Filadélfia. Fonte: Interfilmes


Ellis nasceu em 1947, em Pittsburgh, Pensilvânia. Justamente em um período histórico de preconceito racial, social e cultural, quando as piscinas eram estritamente segregadas para a maior parte dos afroamericanos. Jim conseguiu quebrar barreiras ao realizar um maravilhoso trabalho em um bairro pobre, fundando o PDR (Philadelphia Departamento de Lazer), que se tornou um modelo para programas de natação em todo o país. 

"As técnicas e táticas compõem os elementos que constituem e identificam o legado cultural das diferentes práticas corporais, por isso, não se trata de negar a importância do aprendizado das diferentes técnicas e elementos táticos". (DCE Educação Física). Após seus alunos perderem todas as baterias em seu primeiro campeonato de natação, o treinador Jim Ellis foca suas próximas aulas no aprimoramento técnico deles, buscando referências no basquetebol, aplicando-os na natação, pois seus alunos estavam mais familiarizados com o basquete de rua. Nessa cena, o professor pode abordar a importância do treinamento dos fundamentos básicos dos esportes, lembrando que a cena não está voltada ao esporte escolar, no qual o ensino deve propiciar ao aluno uma leitura de sua complexidade social, histórica e política.
Pride, Drama/Esporte, Alemanha/EUA, 2007, 104 min.; COR. - Direção: Sunu Gonera.
Palavras-chave: esporte, natação, basquetebol, técnica, tática, cultura corporal.

  • 12682
  • 1367
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações