Disciplina - Educação Física

Xadrez - Escola Estadual Jardim Gisele – Ensino Fundamental e Médio

Autora: Rosecler Frandoloso Alberton
Escola: Escola Estadual Jardim Gisele – Ensino Fundamental e Médio
Município: Toledo – PR
Conteúdo estruturante: Jogos
Conteúdo específico: Xadrez
Série:

Plano de Aula

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Apoio ao uso dos recursos de Portais Educacionais”, sob orientação da docente pedagógica Adriana Regina Perez Rech, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Toledo.

Justificativa

Esta atividade visa contribuir para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio lógico, contribuindo assim para o melhor rendimento escolar. Usado o xadrez não somente como um jogo mas um instrumento de apoio no processo ensino-aprendizagem buscando a interdisciplinaridade e a socialização.

Metodologia

As aulas serão realizadas de forma expositiva e prática. Nas primeiras aulas serão demonstradas na TV Multimídia, a história do xadrez, o tabuleiro, as peças e seus movimentos, xeque e xeque mate, também será utilizado o tabuleiro mural. Para isso,
serão utilizadas imagens e textos criados em slides e exportados para imagens (.jpg) na TV Multimídia.

Após as aulas teóricas, o aluno entrará em contato com o tabuleiro, com as peças para então começar a jogar.


Arquivos de Vídeo

Harry Potter e Pedra Filosofal - Xadrez

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=11284

Lances Inocentes
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=11276

ícone pdf
Relato na íntegra

Acesse em PDF



Referências:

CORTEZ, C. Projeto Curso Básico de xadrez. Açu-Rn, apostila, 2002.

DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Curitiba, 2008.

Portal Dia-a-dia Educação. Imagens e Vídeos da TV Multimídia. Disponível em:
Acesso em: 04 nov. 2010.

SILVA, W. Da. Xadrez, nas escolas. Projeto da Fundação Cultural de Curitiba. Curitiba,
1997.
Recomendar esta página via e-mail: