Disciplina - Educação Física

As diversas modalidades de lutas em suas origens orientais e ocidentais

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina “Uso do Portal Dia-a-Dia Educação na Prática Pedagógica”, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do Paraná.

Autor:
Cleto Antonio Castagnoli
Instituição: E. E. Profa. Maria Ignácia de Ens. Fundamental
Município/Estado: Rebouças/PR
Conteúdo: Lutas.
Séries: 7ª e 8ª

O trabalho com o conteúdo estruturante Lutas, constante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica e implícito na Proposta Pedagógica da escola, bem como no Plano de Ação Docente, fazendo, portanto, parte do contexto escolar, é necessário pois se constitui em uma das mais variadas formas do conhecimento humano, historicamente produzidas, que nos permite identificar os valores das diversas etnias e entender que, tanto as lutas ocidentais como orientais, surgiram de necessidades sociais, em um determinado contexto histórico, influenciadas por fatores econômicos, políticos e culturais.

Tornou-se importante esclarecer aos alunos as funções e transformações das lutas ao longo dos anos, visto que estas se distanciaram de suas finalidades iniciais, ligadas às técnicas de ataque e defesa, como forma de autoproteção.

Assim, esta prática, de forma reflexiva, procura estabelecer a relação das lutas com a sociedade em que se vive, bem como possibilitar a vivência e o desenvolvimento de suas potencialidades físicas de maneira crítica e consciente por meio de uma visão pedagógica de sua prática.

Objetivos


Refletir sobre os conceitos e a discriminação racial, resgatando, juntamente com os alunos, o conhecimento histórico das diversas modalidades das lutas e suas características principais e apontando caminhos para uma educação de respeito à diversidade étnica e à aquisição de valores e princípios essenciais para a formação do ser humano.

Metodologia

Esta prática, que aborda o Boxe, a Capoeira, o Judô, o Karatê, a luta indígena e o Taekwondo, foi aplicada em, aproximadamente, 140 alunos das 7ª e 8ª séries do período matutino da Escola Estadual Profa Maria Ignácia, do município de Rebouças/PR.

Inicialmente, foi realizada pesquisa sobre as lutas descritas. Para isso os alunos utilizaram como recurso a Internet; e para apresentação do resultado dessa pesquisa, foi utilizada a TV Multimídia.

De maneira abrangente e reflexiva, o trabalho ainda incluiu leitura, produção de textos, exibição de filmes, debates e apresentação dos diversos tipos de instrumentos utilizados nas modalidades das lutas apresentadas.

Sugestões de sites para pesquisa


Boxe:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=56

http://www.brincandoseaprende.com.br/atividades/1553_aartedelutar/03_boxe.html

Capoeira:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=154

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/Simuladores/1capoeira.swf

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/Simuladores/capoeira_ginga_letal.swf

Judô:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=59

Karatê:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=55

Luta indígena:

http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=218#luta

Taekwondo:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=58

http://super.abril.com.br/multimidia/abrildigital_si122_golpesdemestre_taekwondo.swf

Conclusão

Por meio dessa sugestão de prática pedagógica é possível compreender as diversas modalidades de luta com manifestações culturais e históricas que marcaram as sociedades em geral e combater preconceitos e desigualdades, valorizando, assim, além do histórico das lutas, as diversas formas de cultura corporal, a identidade étnica dos povos, seus costumes, seus valores éticos e morais.

Referências

CODEIRO JR., O. Proposta teórico-metodológica do ensino do judô escolar a partir da pedagogia crítico-superadora: uma construção possível. Goiás: UFG, 1999. Memórias de Licenciatura.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

PARANA. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba, PR: Seed, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação, Página de Educação Física do Portal Dia-a-dia Educação. Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/
Recomendar esta página via e-mail: