Disciplina - Educação Física

África do Sul

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> África para além da Copa >> Nelson África do Sul


A República da África do Su
ícone áudios
Hino da África do Sul
l está localizada no extremo sul do continente africano, cortada pelo Trópico de Capricórnio e situada ao Sul do paralelo do Equador (hemisfério Sul). Ao Norte, é banhada pelo mar Mediterrâneo; ao Leste, pelas águas do Oceano Índico e à Oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas desses dois oceanos no Cabo da Esperança, ponto estratégico das rotas comerciais europeias para o Oriente no século XV. O país tem fronteiras terrestres com Botsuana, Lesoto, Moçambique, Namíbia, Suazilândia e Zimbábue.

A África do Sul é um país enorme, com uma área de 1.127.200 km², ou seja, cinco vezes maior que a Grã-Bretanha e duas vezes maior que a França. Sua região costeira se estende por mais de 2.500 km e o país esta em 25° lugar em extensão territorial. Pelos termos da Constituição de 1993 (Lei 200, de 1993) a República da África do Sul ficou dividida em nove províncias, cada uma com sua legislatura, primeiro-ministro e ministros próprios, são elas: Northern Cape, Western Cape, Eastern Cape, KwaZulu-Natal, Mpumalanga, Limpopo, North-West, Gauteng e Free State .

Mapa da África do Sul - Divisão em Províncias

A África do Sul possui uma diversidade geográfica, cultural e social tão grande que nenhuma dessas regiões representa sozinha as características do país inteiro. Sua paisagem é variada. Na parte ocidental, um grande planalto é formado por desertos, pastagens e savanas, além de ser cortado pelo curso do rio Orange e do seu principal afluente, o Vaal. Ao Sul temos as cordilheiras do Karoo, ao Norte, o curso do rio Limpopo serve de fronteira com o Botsuana e o Zimbábue. E a Leste está o Drakensberg, a maior cadeia montanhosa da África meridional com picos que excedem 3.000 metros que provoca em combinação com as correntes oceânicas, uma grande variação no clima.

Essa variação resulta em uma pequena zona de clima mediterrâneo, no extremo Sul, na região do Cabo, chega ao temperado na região de Gauteng e depois desértico a Noroeste. E no Drakensberg há áreas com clima de montanha.

A maior cidade é Joanesburgo. A Cidade do Cabo, Durban, Bloemfontein e Pretória são outras cidades que merecem destaque seja pela extensão, economia ou população.
A África do Sul possui 3 capitais: Executiva (Pretória), Legislativa (Cidade do Cabo) e Judiciária (Bloemfontein).

Fontes de Pesquisa:

*Estes links relacionam um conteúdo externol. Você será direcionado a abertura de uma nova página.
Recomendar esta página via e-mail: