Disciplina - Educação Física

As duas Áfricas

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> África para além da Copa >> As duas Áfricas


O continente africano abriga duas sub-regiões claramente delimitadas: a África Setentrional (Norte), também chamada Saariana, e a Subsariana (Sul). O limite natural entre ambas é o deserto do Saara.

Dentre os 53 países da África, 6 pertencem à África Setentrional. Esses países têm características físicas e humanas semelhantes às das nações do Oriente Médio. O clima é desértico e a região, majoritariamente ocupada, desde o século VII, por povos árabes que difundiram o islamismo, a língua e a cultura árabes.

A África Subsaariana, bem mais extensa, reúne a maioria da população, predominantemente negra. Essa região concentra alguns dos principais problemas econômicos e sociais do planeta, somados a guerras civis que opõem diversos grupos étnicos e ciclos de golpes e contragolpes do Estado. A situação econômica dos países do Norte, é sensivelmente melhor do que a dos vizinhos do Sul.

Observe no mapa a seguir a divisão da África:

legenda cinzaÁfrica Saariana legenda verde África Subsaariana

Um continente que possui tantos recursos naturais, contrasta-se com a precariedade econômica, a qual fica agravada pelos conflitos armados, pela fome e por deficiências sanitárias. Fatores incisivos, como a análise histórica das colônias, o imperialismo, a independência, as diversidades dos países, entre outros, merecem destaque na analogia do continente.

Dentre os fatores preocupantes, destaca-se que os 33,2 milhões de portadores do vírus HIV no mundo, aproximadamente 23 milhões são da África Subsaariana – quase 68% do total. Assim, de cada 10 pessoas que têm aids, sete vivem nessa região.

Os indicadores sociais do continente africano, representam o progresso mais baixo do planeta: educação, mortalidade infantil, expectativa de vida, entre outros. Porém, tratando-se do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), calculado pela ONU (Organização das Nações Unidas), todos os 22 países que têm IDH considerado baixo, são da África Subsaariana.

Fontes de Pesquisa:

Estes links relacionam um conteúdo externo ao Portal. Você será direcionado a abertura de uma nova página.

Rádio Vaticano. Acesso em 13/05/2010
Sua Pesquisa. Acesso em 07/05/2010

Fontes impressas:

Almanaque Abril 2009 - 35ª edição. São Paulo: Editora Abril, 2009
Atlas Geográfico Mundial – Para conhecer melhor o mundo em que vivemos – África. 3ª edição, 2005.
DIAMANTINO, Alves Correia Pereira; CARVALHO, Marcos Bernardino. Geografias do mundo – fronteiras, 9º ano.São Paulo: FTD, 2005.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: homem & espaço, 9º ano. 21ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.
Projeto Araribá. 9º ano. São Paulo: Moderna, 2007
Recomendar esta página via e-mail: