Disciplina - Educação Física

A Democracia no Continente Africano

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> África para além da Copa >> A Democracia no Continente Africano


Aos poucos, ditaduras africanas violentas e corruptas têm dado lugar a regimes democráticos. Muitos casos de reformas políticas aconteceram por fatores internos, como os processos de independência, a organização de partidos e a pressão de movimentos populares. Baseado nessas reformas, alguns países puderam realizar eleições multipartidárias, e buscar a solução de conflitos políticos pela via institucional. Esse processo, entretanto, foi lento, sofrido e, muitas vezes, permeado por guerras civis.

A formação de alguns partidos ocorreu em consequência de alguns grupos que foram privilegiados economicamente na época da colonização. Não querendo partilhar o poder, formaram regimes monopartidários. E isso, no entanto, tem mudado, favorecendo a diversidade de legendas.

O avanço da democracia no continente, faz com que alguns países da África comecem a atuar com maior desenvoltura no cenário mundial e a negociar questões de seu interesse. Hoje, despontam focos de autonomia política e econômica que servem como balizas para a construção de um futuro promissor.


Fontes de pesquisa:

Estes links relacionam um conteúdo externo ao Portal. Você será direcionado a abertura de uma nova página.

Rádio Vaticano. Acesso em 13/05/2010
Sua Pesquisa. Acesso em 07/05/2010

Fontes impressas:


Almanaque Abril 2009 - 35ª edição. São Paulo: Editora Abril, 2009
Atlas Geográfico Mundial – Para conhecer melhor o mundo em que vivemos – África. 3ª edição, 2005.
DIAMANTINO, Alves Correia Pereira; CARVALHO, Marcos Bernardino. Geografias do mundo – fronteiras, 9º ano.São Paulo: FTD, 2005.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: homem & espaço, 9º ano. 21ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.
Projeto Araribá. 9º ano. São Paulo: Moderna, 2007
Recomendar esta página via e-mail: