Disciplina - Educação Física

Localização - Continente Africano

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> África para além da Copa >> Localização - Continente Africano


A etimologia da palavra África remete a termos como "poeira, ensolarado, terreno longe do frio e caverna". Tais termos, de alguma forma, estão relacionados às representações sobre as paisagens inóspitas e selvagens e o clima quente da região. Assim, os aspectos dessas imagens têm razão de ser, pois a África possui a maior parte de terras desérticas do globo. Pode ser citado o deserto do Saara (ocupa um terço do território africano, é o deserto mais extenso do mundo, com superfície similar à dos Estados Unidos), o do Namíbia, de Kalahari e o que cobre o Chifre da África. Também deve ser lembrada as imagens das florestas guineenses e congolesas, já que os climas predominantemente são equatoriais e tropicais.
Mapa Político daÁfrica
A África é um continente com aproximadamente 30,27 milhões de quilômetros quadrados de extensão, cortado ao meio pela linha do Equador e possui quatro quintos do território situados entre o trópico de Câncer e de Capricórnio.

Ao Norte, a África é banhada pelo mar Mediterrâneo, a Leste pelas águas do Oceano Índico e a Oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.








Fontes de pesquisa:

*Estes links relacionam um conteúdo externo ao Portal. Você será direcionado a abertura de uma nova página.

Rádio Vaticano. Acesso em 13/05/2010
Sua Pesquisa. Acesso em 07/05/2010

Fontes impressas:

Almanaque Abril 2009 - 35ª edição. São Paulo: Editora Abril, 2009
Atlas Geográfico Mundial – Para conhecer melhor o mundo em que vivemos – África. 3ª edição, 2005.
DIAMANTINO, Alves Correia Pereira; CARVALHO, Marcos Bernardino. Geografias do mundo – fronteiras, 9º ano.São Paulo: FTD, 2005.
LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Geografia: homem & espaço, 9º ano. 21ª edição. São Paulo: Saraiva, 2008.
Projeto Araribá. 9º ano. São Paulo: Moderna, 2007.
Recomendar esta página via e-mail: