Disciplina - Educação Física

O Imperialismo na África

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> África para além da Copa >> O Imperialismo na África


No fim do século XIX as potências europeias viviam a chamada "Segunda Revolução Industrial" e desejavam expandir seus mercados consumidores, ampliar investimentos e explorar outras fontes de matéria-prima. Dessa forma, em 1884 se reuniram na Alemanha para uma reunião que se tornaria um marco na história do Imperialismo, a "Conferência de Berlim". A partir dessa reunião, foram criadas colônias e protetorados no continente africano pelas potências Inglaterra e França. Nessa conjuntura, a África respondia às necessidades econômicas e financeiras das nações europeias. Para tanto, a dominação do velho continente não poderia ser viabilizada pela "condenável" justificativa do lucro.

O imperialismo representou a ação das grandes potências mundiais sobre as regiões menos desenvolvidas com a finalidade de controlar o mercado e a economia destas regiões.

Para justificar o domínio na África os europeus se basearam na chamada "Teoria Evolucionista" formulada por uma nova ciência gerada no bojo Imperialismo: a antropologia. Edward Burnet Tylor, considerado pai da primeira definição de cultura concebeu um conceito que definia a humanidade em estágios evolutivos, sendo os europeus civilizados e os africanos primitivos. Dentro dessa perspectiva, atribuiu-se um juízo de valor nas teorias científicas de Tylor para justificar a ação predatória europeia na África. Diversos antropólogos tiveram suas pesquisas financiadas por governos europeus para atribuir um caráter científico na exploração no amplo continente.

Porém, além do caráter “científico” a “missão do homem branco” no continente africano se configurou em transposição de valores religiosos, católicos-protestantes, com intento de salvar as almas selvagens desprovidas de noção eclesiástica ocidental. Os missionários europeus condenavam as práticas religiosas africanas por compreendê-las enquanto anticristãs. Esta percepção etnocêntrica justificava e legitimava a catequização dos povos africanos.

Os países imperialistas dominaram o continente africano, e compreendiam suas ações como justas e benéficas à humanidade em nome da ideologia do progresso.

Além de explorar os recursos naturais, o imperialismo provocou graves conflitos étnicos na África e as manifestações culturais africanas não foram respeitadas neste processo.

Concomitantemente, a ação imperialista trouxe mudanças na estrutura sociocultural de forma totalitária, sem respeitar os costumes locais em prol da busca incessante da exploração capital.

Portanto, o imperialismo aplicado pelos europeus na África na segunda metade do século XIX, originou distintos problemas perceptíveis na atualidade.

Fontes de Pesquisa:
BRUIT, Héctor H. O imperialismo. São Paulo: Atual, 1999.
CASTRO, Celso. Evolucionismo Cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
HOBSBAWN, Eric J. A Era dos Impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
________ . A Era dos Extremos: o breve século XX - 1914-1991. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2008
Recomendar esta página via e-mail: