Disciplina - Educação Física

O Início

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> Futebol >> Início

A Copa do Mundo de Futebol foi idealizada na fundação da FIFA
(Federation International Football Association) em 1904, mas foi realizada apenas em 1930 no Uruguai, pois a Europa vinha se reerguendo dos danos causados pela Primeira Guerra Mundial.

Foto do Jules RimetJules Rimet
Sob iniciativa do francês Jules Rimet (terceiro presidente da Federação Francesa de Futebol de 1919 a 1945), após ter assumido o comando da FIFA, a primeira edição da Copa do Mundo foi então realizada. O país-sede escolhido foi o Uruguai por ser na época o atual bicampeão olímpico. A escolha de um país fora da Europa, causou uma retalhação dos outros países europeus, os quais boicotaram o evento por não ser não ser no próprio continente, tornado a Copa de 1930 praticamente um torneio pan-americano.

As copas sempre foram moldadas de acordo com os interesses dos países-sede e das principais seleções. Nas primeiras oito Copas, os anfitriões chegaram a cinco finais e nas duas primeiras, a festa foi dos donos da casa.

Entretanto, a Segunda Guerra impediu a realização das competições de 1942 e 1946 e por pouco a de 1950. A Europa estava arrasada após o conflito que matou mais de 100 milhões de pessoas. Grandes seleções não conquistaram o título. O Brasil em 1950 em casa, a Hungria em 1954, a Holanda em 1974 e 1978 e o Brasil em 1982. Nem sempre o melhor vence na Copa do Mundo.

seleção brasileira levantando a Taça Jules RimetCapitão Carlos Alberto Torres levantando a taça Jules Rimet
Para adequar as transmissões e dinamizar o esporte, a FIFA introduziu o uso dos cartões amarelo e vermelho, e as substituições por jogo já na Copa de 70. Ao conquistar o terceiro título o Brasil ficou definitivamente com a posse da Taça Jules Rimet. A partir de 1974 a nova taça (Taça FIFA) é entregue aos vencedores.










A Copa da Espanha foi a primeira Copa do Mundo com 24 seleções. Até 1978 o número máximo de seleções era 16. Em 1998 houve um novo alargamento. Passaram a disputar da fase final da Copa do Mundo de futebol 32 seleções. A partir de 1994 a vitória vale 3 pontos. O vencedor ganhava 2 pontos até a Copa de 1990. Em 1998 foi introduzido o Gol de Ouro que durou até a Copa de 2002 apenas. No Gol de Ouro quem fizesse o primeiro gol na prorrogação era o vencedor da partida.

Apenas sete países ganharam a Copa do Mundo. Três da América do Sul: Brasil (5), Argentina (2) e Uruguai (2) e quatro da Europa: Itália (4), Alemanha (3), França (1) e Inglaterra (1).

Cannavaro levanta a taça do título italianoCannavaro levanta a taça do título italiano
Com a conquista do tetracampeonato da Itália a Europa empatou com a América do Sul no número de títulos. Nove para cada continente. Os Europeus sediaram 11 Copas do Mundo e os sul-americanos apenas três (Brasil em 1950, Chile em 1962 e Argentina em 1978).









Logo da Copa do Mundo de 2002 Coreia do Sul e Japão
A Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão de 2002 foi a primeira realizada em dois países diferentes, também foi o primeiro mundial disputado fora do eixo Europa-Américas,; primeira Copa que um time fora do eixo Europa-América chega entre os quatro primeiros; primeira Copa em que pelo menos uma das seleções a Europa, América do Sul, América do Norte, Ásia e África chegam às oitavas-de-final. A Copa da Coreia do Sul e Japão foi uma Copa de novidades do mundo globalizado. A próxima Copa do Mundo na África do Sul consolida esta tendência.




Fontes de Pesquisa:

*Estes links relacionam um conteúdo externo ao Portal. Você será direcionado a abertura de uma nova página.

Quadro de Medalhas: Acesso em 05/05/2010

Federação Internacional de Futebol (FIFA). Acesso em 03/05/2010.
Recomendar esta página via e-mail: