Disciplina - Educação Física

Futebol e Mídia

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> Futebol >> Futebol e Mídia


O futebol é um esporte que, na atualidade, movimenta cifras monumentais e se transformou num negócio altamente lucrativo. A partir da década de 70, ocorreram diversas mudanças na estrutura do futebol - no Brasil e no mundo. Foi a partir dessa década que o futebol foi transformado num elemento fundamental da ''indústria do entretenimento”. O futebol pode ser entendido, desde então, como forças centrípeta e centrífuga, pois atinge os distintos campos sociais e, ao mesmo tempo, se centraliza, no sentido da regionalização. Esse alcance faz dele um veículo ideal de mercadoria.

charge de uma banca com um cartola O mercado invadiu os estádios; o campo; a bola; frente e dorso das camisas; uniforme de juízes e auxiliares técnicos; calções e chuteiras. Onde há espaço, há publicidade.

Além da marca visual presente no meio futebolístico, ainda há uma elite de jogadores que se convertem em garotos-propaganda de patrocinadores (fenômeno presente também em outras modalidades). Como ocorre na mídia em geral, atletas são fabricados no mais típico estilo de um produto. Esse movimento supõe a fetichização da marca e do atleta através da vinculação do produto ao suposto vencedor absoluto.

Os jogadores ganham mais com propaganda do que com os salários recebidos dos clubes. Em abril de 2009, a revista France Football divulgou pelo segundo ano consecutivo a lista dos 20 jogadores mais bem pagos do mundo, na qual estão incluídos - além dos salários pagos pelos clubes - os valores que os jogadores ganham em contratos de publicidade, patrocínios de marcas e prêmios variados. Na ocasião a estrela dos anúncios era David Bechkam, de longe o jogador de futebol que mais ganha no planeta, apesar de seu salário profissional ser inferior ao de outros jogadores.

A mídia trabalha com o futebol das mais variadas formas. Os espaços publicitários das partidas transmitidas pela televisão valem milhões, representando cifras significativas, para os meios de comunicação. Em setembro de 2009 o Portal Copa 2014 informava que a Globo disponibilizara cinco cotas de patrocínio para a transmissão dos jogos da copa 2010, cada uma de R$ 81 milhões. No mesmo site encontramos a informação de que o “Portal Terra” confirmou o nome dos anunciantes que chancelarão sua cobertura da Copa do Mundo da África do Sul. O valor de tabela de cada cota foi de R$ 30 milhões.

Além da mercantilização futebolística implementada pelos grandes meios de comunicação outros setores da economia também se alimentam neste período de copa. É comum vermos propagandas de hipermercados que entram na "onda verde-amarela" para incrementar suas vendas, principalmente, no setor tecnológico. São netbooks e notebooks, celulares, câmeras digitais e, especialmente, as vedetes do momento: TVs de alta resolução.

Outro setor que se regojiza neste período de copa do mundo é o da confecção. A camisa da seleção brasileira é, certamente, um dos itens mais procurados pelos consumidores, seguido dos bonés, agasalhos e outros produtos similares.

O ato criativo, comumente associado ao artesanato também não escapa da febre. Não é raro encontrarmos produtos confeccionados em tecelagem, palha de milho, barro entre outros materiais, que podem ser utilizados na decoração da casa e que tem como temática a copa do mundo.

O marketing em torno da copa tem que ser grande porque os lucros gerados são astronômicos. O futebol é popular, é do povo, porque é esse que chora com as derrotas e se alegra com as vitórias. No entanto, as mídias ao se apropriarem do respectivo esporte, tendem a transformá-lo, reduzindo-o em algo essencialmente lucrativo e promotor de marcas. Em suma, o capital domina e gerencia o futebol no mundo, manipulando, inclusive, o gosto popular em seu benefício.

Fontes de Pesquisa:

*Os links abaixo relacionam conteúdos externos ao Portal. Ao clicar neles você será direcionado a abertura de uma nova página.

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - Acesso em 03/05/2010

Revista Digital EF y Deportes artigo 1 - Acesso em 11/05/2010

Revista Digital EF y Deportes artigo 2 - Acesso em 113/05/2010

SANFELICE, Gustavo Roese . Futebol, Espetáculo e Mídia: Reflexões, Relações e Implicações. Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo/RS/Brasil
Recomendar esta página via e-mail: