Disciplina - Educação Física

Hidratação e futebol

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> Futebol >> Hidratação e futebol


foto mostrando um rapaz bebendo água, em relação a reposição de líquidos ao corpo.Uma das propriedades mais importantes da água líquida é a sua capacidade de dissolver substâncias polares ou iônicas para formar soluções aquosas. Todas as reações que ocorrem em nosso organismo se dão em soluções aquosas. A interação entre as moléculas do solvente (água) e as do soluto é que são responsáveis pelo processo de solubilização: quando uma substância iônica é dissolvida em água, os cátions são atraídos pelo lado "negativo" da molécula de água e os ânions pelos lados "positivos". Este processo é chamado de hidratação.

Durante uma atividade física, a taxa de transpiração é altamente variável, em média, perde-se de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício. Os eletrólitos perdidos em maior quantidade na transpiração são o sódio e o cloro. A desidratação antecede a sede provocando diminuição do volume plasmático e aumento da osmolaridade. A diminuição de água promove perda de peso, no entanto, a capacidade de hidrólise de lipídios também é reduzida. Isto acarreta em diminuição da capacidade máxima de desempenho.

Atividades aeróbicas prolongadas são mais propensas a serem influenciadas negativamente pela hipohidratação do que atividades anaeróbicas de curta duração. Um jogador de 70Kg, chega a perder durante uma partida de futebol em torno de 3,5Kg o que representa 5% de seu peso corporal e uma desidratação moderada, com queda de 30% na sua performance. Assim, a defesa mais eficaz contra o aquecimento central do corpo é a sudorese e a correta hidratação, alcançando o equilíbrio entre a perda e o consumo de água, carboidrato e sais minerais.

Além das diferenças individuais, como seu estado de aclimatação, condicionamento físico e taxas de transpiração dos atletas, no futebol existem diferenças no número de interrupções em um jogo. Isto, junto com as variações quanto ao trabalho realizado durante a partida pelos jogadores, indicam possíveis níveis de desidratação e fadiga diferenciados, cabendo aos profissionais da equipe de saúde ficarem atentos a essas variações individuais. Porém, um nível adequado de hidratação só é mantido se o consumo de líquidos for suficiente, antes, durante e após os exercícios.

A oferta de líquidos é muito importante, já que o futebol é um esporte com poucos intervalos regulares que permitam a hidratação correta, e a ingestão de líquidos também é limitada pelo tempo de esvaziamento gástrico já diminuído devido a alta intensidade.

A bebida eletrolítica adequada deve ter as seguintes características: permitir que os fluídos cheguem rapidamente aos tecidos; fornecer carboidratos durante o exercício; fornecer baixos níveis de eletrolíticos; ser palatável e refrescante e não causar distúrbios gastrointestinais. Essas bebidas após o término do jogo ou treinamento ajudam não só na hidratação, mas também na recuperação do glicogênio muscular.


Fontes de Pesquisa:

*Estes links relacionam um conteúdo externo ao Portal. Você será direcionado a abertura de uma nova página.

Brasil Escola – acesso em 04/05/2010
Recomendar esta página via e-mail: