Disciplina - Educação Física

Olimpíadas

anéis olímpicos


Origem das Olimpíadas

Em cerca de 2500 a.C., os gregos realizavam festivais esportivos em honra a Zeus no santuário de Olímpia - o que originou o termo olimpíada. O evento era tão importante que interrompia até as guerras.

Os nomes dos vencedores das competições começam a ser registrados a partir de 776 a.C. Participavam apenas os cidadãos livres, disputando provas de atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (que incluía luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).

Os vencedores recebiam uma coroa de louros. Mais tarde, os atletas se profissionalizam e passam a receber prêmios em dinheiro. As Olimpíadas perdem prestígio com o domínio romano na Grécia, no século II a.C. Em 392, o imperador Teodósio I converte-se ao cristianismo e proíbe todas as festas pagãs, inclusive as Olimpíadas.

Fonte: www.tg3.com.br
ícone voltar ao topo


Discóbolo

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.). Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje.

Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso.

Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77).

Fonte: www.casafiep.com
ícone voltar ao topo


A importância dos Jogos Olímpicos

Foto do Barão de CoubertainDesde sua criação, há mais de 2.700 a.C, os Jogos Olímpicos assumiram um papel fundamental na vida dos gregos. Para se ter uma ideia, as competições eram capazes de interromper as guerras entre as cidades, num ritual conhecido por “trégua sagrada”. Posteriormente, após a tentativa do francês Barão de Coubertin em reviver o espírito das primeiras competições, os Jogos Olímpicos passaram a ser um evento globalizado e de grande importância em todo o mundo. Um exemplo disso é sua própria bandeira, que representa a união dos cinco continentes.

Quando foram celebrados os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, se pretendia apenas realizar um evento que reunisse algumas centenas de pessoas que praticavam o esporte como atividade de tempo. Mal sabia o Barão de Coubertin que a competição iria se transformar em um dos principais eventos culturais do planeta, ultrapassando, sem dúvida, os limites do esporte.

Fonte: Tiago Dantas - Equipe Brasil Escola. Disponível em: www.brasilescola.com
Fonte da imagem: Wikipédia
ícone voltar ao topo


Esportes Olímpicos

Os Jogos Olímpicos compõem um evento desportivo que acontece a cada quatro anos, seguido do período da Olimpíada. O acontecimento reúne atletas de várias partes do mundo para concorrerem em diversas categorias de esporte como Atletismo, Natação e Ginástica.

As medalhas de ouro são concedidas ao primeiro classificado, as de prata ao segundo classificado e medalha de bronze para o terceiro classificado. Olimpíada é o período compreendido entre duas edições dos Jogos Olímpicos.

A ginástica olímpica, principal modalidade de ginástica existente, é um conjunto de exercícios corporais realizados em aparelhos oficiais, onde os movimentos revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Quase todos os esportes são praticados por homens e mulheres, salvo algumas exceções.

Veja a lista de desportos que fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos de Verão.

• Atletismo
Badminton
• Basebol
Basquetebol
Boxe
• Canoagem
• Ciclismo
• Esgrima
• Futebol
Ginástica
• Golfe*
Halterofilismo
Handebol
• Hipismo
Judô
• Luta Olímpica
Natação
• Natação Sincronizada
• Remo
• Rúgbi*
• Pentatlo moderno
Saltos Ornamentais
• Tênis de Mesa
• Tiro com Arco
• Tiro Desportivo
• Triatlo
• Vela
Voleibol
Fonte: Por Patrícia Lopes - Equipe Brasil Escola disponível em: www.brasilescola.com
ícone voltar ao topo

Golfe e Rúgbi voltam aos Jogos Olímpicos em 2016

O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou em 9 de outubro a inclusão do golfe e do rúgbi de sete (rugby sevens) no programa olímpico para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. A inclusão dos dois esportes foi oficializada durante a 121ª sessão do COI na Dinamarca.

Anteriormente o COI tinha aprovado a continuidade dos 26 esportes do programa olímpico dos Jogos Olímpicos de 2012. Os jogos de 2016 terão dois esportes a mais que os Jogos de Londres.

O golfe foi incluído nos Jogos Olímpicos de 2016 com 63 votos a favor, 27 votos contra e duas abstenções. O rugby teve 81 votos a favor, oito votos contra e uma abstenção.

Lista de esportes dos Jogos Olímpicos de 2016 - Atletismo, Badminton, Basquetebol, Boxe, Canoagem, Ciclismo, Esgrima, Futebol, Ginástica, Golfe Halterofilismo, Handebol, Hipismo, Hóquei sobre a grama, Judô, Nado Sincronizado, Natação, Pentatlo moderno, Polo aquático, Remo, Rúgbi (Râguebi, Rugby), Saltos ornamentais, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro, Tiro com arco, Triatlo, Vela, Voleibol e Wrestling (Luta livre e greco-romana).

Fonte: Quadro de Medalhas
ícone voltar ao topo


Olimpismo

A cartilha “Olimpismo – sua origem e ideais”, que contém informações sobre os Jogos Olímpicos e outras competições, está à sua disposição.

É uma filosofia de vida que utiliza o esporte como instrumento para a promoção de paz, união, respeito por regras, adversários, diferenças culturais, étnicas e religiosas. Sua base é formada pela combinação entre esporte, cultura e meio ambiente. O objetivo é contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, encarando o esporte como um direito de todos. Tem como ideal a participação em massa, a educação, a integração cultural e a busca pela excelência através do esporte. Seus princípios são a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo). Esses valores devem ser aplicados para além do esporte, para o dia a dia, para a vida.

Acesse a cartilha em: Cartilha "Olimpismo"

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro
ícone para imagem


Grandes Heróis Olímpicos


São inúmeros os atletas que se destacaram nos Jogos Olímpicos desde que eles surgiram modernamente em Atenas, em 1896, por iniciativa de Pierre de Coubertin.

Mas alguns deles, como a ginasta romena Nadia Comaneci, que, com apenas 13 anos de idade, ganhou cinco medalhas de ouro nos jogos olímpicos de Montreal, em 1976, são considerados pela crítica especializada como os grandes heróis da modalidade esportiva. Veja a lista.

Jesse Owens

O negro Jesse Owens participou dos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Alemanha, onde se tornou conhecido mundialmente por ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 metros rasos, no salto em distância e nos 4×100 metros. Quando Owens venceu a prova dos 200m ele fez uma saudação ao Comitê Olímpico Internacional e não ao ditador Adolph Hitler.

Abebe Bikila

O etíope Abebe Bikila, ex-pastor de ovelhas e capitão da Guarda Real do Imperador Hailé Selassié, foi o primeiro homem a vencer duas maratonas olímpicas e é considerado por muitos como o maior maratonista de todos os tempos. Em 1960, correndo descalço pelas ruas de Roma, chegou quatro minutos antes do segundo colocado e declarou que tinha fôlego para suportar mais dez quilômetros.

Nikolay Andrianov

O ginasta Nikolay Andrianov tem um lugar especial na história olímpica. Ele detém o recorde de medalhas – 15 no total, sendo que 12 em competições individuais. Nas Olimpíadas de 1976 em Montreal, ele ganhou cinco medalhas de ouro em vários aparelhos.

Sebastian Newbold Coe

Na sua carreira no atletismo disputou as provas de meio-fundo como os 800m e 1500m. Coe venceu a prova dos 1500 metros nas Olimpíadas de Moscou em, 1980, e de Los Angeles, em 1984. Também estabeleceu ao longo da sua carreira 11 recordes mundiais.

Nadia Comaneci

A romena Nadia Elena Comaneci, com apenas 13 anos de idade, ganhou cinco medalhas de ouro nos jogos olímpicos de Montreal, em 1976, e foi a primeira atleta a receber nota dez (desempenho perfeito). Comaneci é hoje membro de diversas associações e federações, bem como ajuda diversas obras filantrópicas.

Cassius Clay

Cassius Marcellus Clay Jr. é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos. Mas não ficou conhecido “apenas” por isto, mas também por suas posições políticas. Atingiu o auge da fama sob o nome de Muhammad Ali, mas começou a tornar-se conhecido ao sagrar-se campeão olímpico nos Jogos de Roma, em 1960, apenas com 18 anos e ainda usando seu nome de batismo.

Emil Zatopek


Zatopeck já havia participado da Olimpíada de Londres em1948, quando foi ouro nos 10.000 metros e prata nos 5.000 metros. Mas foi em Helsinque, 1952, aos 30 anos de idade, que ele conseguiu um dos maiores feitos do atletismo.

Sua façanha gloriosa começou no domingo com uma confortável vitória nos 10.000 metros, com o novo recorde olímpico de 29:17.0. Dois dias depois participava da eliminatória do 5.000 metros e na quinta-feira conquistou a medalha de ouro nesta prova com o tempo de 14:06.6. Três dias depois ele enfrentava a maratona em sua a estreia na distância. Como era “calouro”, Zatopek resolveu acompanhar os “especialistas” e acabou vencendo com o novo recorde olímpico de 2:23:04.

Larissa Latynina

A ucraniana Larissa Latynina participou de três Jogos Olímpicos (Melbourne 56, Roma 60 e Tóquio 64) representando a antiga União Soviética e neles conquistou um total de 18 medalhas olímpicas, sendo 9 de ouro, que a transformaram na maior campeã olímpica de todos os tempos.

Após os Jogos de Tóquio, em 1964, onde ganhou suas duas últimas medalhas de ouro, além de mais duas de bronze, Larissa retirou-se das competições olímpicas.

Mark Spitz

Mark Andrew Spitz é o segundo maior nadador olímpico de todos os tempos e recordista de medalhas de ouro numa mesma Olimpíada, ao conquistar sete vitórias na natação em diversas modalidades, quebrando sete vezes o recorde mundial destas provas, durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

Carl Lewis


Willian Frederick Carlton Lewis ou simplesmente Carl Lewis ganhou 10 medalhas olímpicas, nove das quais de ouro, em Los Angeles, Seul, Barcelona e Atlanta, e 10 medalhas nos campeonatos mundiais de Atletismo, oito das quais de ouro, em uma carreira que se estendeu de 1979, quando ele alcançou uma posição na classificação mundial, até 1996, quando ele ganhou seu último título olímpico e se retirou das pistas.

Em Pequim 2008 a fera é o nadador norte-americano Michael Felps, que conquistou 7 medalhas de ouro, um feito que dificilmente será superado.

O brasileiro Cesar Cielo Filho nadou como nunca, bateu o recorde olímpico e ganhou o ouro nos 50 metros livres, a prova rápida do mundo na modalidade esportiva. Primeiro ouro do Brasil na modalidade em toda a história dos jogos olímpicos.

Fonte: http://www.reporternet.jor.br/grandes-herois-olimpicos/
ícone voltar ao topo


Saiba mais:

Edições dos Jogos Olímpicos (*)

(*) Link Externo
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: