Disciplina - Educação Física

A Copa da África

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> A Copa da África


Em 2010, de 11 de junho a 11 de julho, os olhares da mídia televisiva voltaram-se para a África do Sul, país-sede da primeira Copa do Mundo realizada em continente Africano. Desse evento participaram trinta e dois países dos cinco continentes, com o mesmo objetivo: levantar a taça de Campeão da Copa do Mundo da FIFA.
Este foi um momento muito importante não só para o país-sede, mas também para todos os demais países desse continente, que puderam mostrar sua cultura e história, marcadas por guerras civis, de luta contra o Imperialismo europeu, e ainda pelo movimento anti-apartheid, representado por Nelson Mandela, Prêmio Nobel da Paz em 1993 falecido três anos depois, em 2013.

O continente africano enfrenta sérios problemas com desnutrição, fome, guerras civis, aids, entre outros, e a realização desse Mundial permitiu que, por meio do esporte, essas questões ficassem mais visíveis e fossem debatidas.

Entretanto, não existem somente problemas a serem destacados na África. Suas belezas naturais e culturais também merecem atenção. Cidades como a Cidade do Cabo, com suas mais de 150 vinícolas, longas praias de areia branca e uma vida cultural rica, assim como todas as demais atrações oferecidas pelas outras cidades, não devem deixar de ser pontuadas.


Recursos Didáticos

ícone para acessar lista de audio
Áudios
ícone para acessar lista de notícias
Notícias

Simuladores
ícone para acessar trechos de filmes
Trechos
de Filmes
ícone para acessar lista de vídeos
Vídeos
Recomendar esta página via e-mail: