Disciplina - Educação Física

Tshwane/Pretória

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> A Copa da África >> Cidades e Estádios >> Tshwane/Pretória


Cidade de Pretória - África do Sul

Pretória é a capital administrativa da África do Sul, onde estão localizadas diversas embaixadas e as sedes do governo, mas também é uma cidade para relaxar em meio à natureza. O Jardim Botânico é o principal do país e o Jardim Zoológico também é o mais popular da África do Sul. A cidade possui uma infinidade de museus, monumentos, prédios históricos, mercados de artesanato e arte contemporânea. A cidade mistura traços modernos e tradicionais como um grande centro cultural do país. Está situada na província de Gauteng, e fica a apenas 50 quilômetros de distância de Johanesburgo, por isso muitas pessoas preferem se hospedar em Pretória para passearem por Johanesburgo e Soweto.

Pretória é uma capital tranquila, segura, com ruas tomadas por jacarandás de folhas lilases, cujas sementes dizem, foram trazidas do Brasil há 150 anos. Nos arredores de Tshwane/Pretória, é possível se hospedar em hotéis cinco estrelas e ainda ver um pouco de vida selvagem em duas reservas naturais que abrigam búfalos, antílopes, guepardos, chacais, girafas e zibelinas.

Criado em 5 de dezembro de 2000, o Município Metropolitano de Tshwane é formado por 13 cidades e conselhos locais, geridos por um único prefeito. O povo nedebele foi o primeiro a se estabelecer na região próxima ao rio Tshwane, batizado em homenagem ao chefe da tribo. Mais tarde, nesse mesmo local, seria fundada a cidade de Pretória, que em 1855 foi escolhida como a primeira capital da Zuid-Afrikaanche Republiek (ZAR), território reivindicado pelos colonos holandeses da África do Sul. Na cidade é possível conhecer vários monumentos e estátuas de líderes africâners.

A história ainda gera polêmica na cidade, a começar pelo nome do lugar. Pretória é uma homenagem ao ex-presidente africâner Andries Pretorius, herói dos bôeres. A cidade é chamada, desde 2000, pelo governo federal de Tshwane (“Somos todos iguais”, em zulu) mas a maioria dos moradores, inclusive os negros, ainda rejeitam a mudança.

Fontes de Pesquisa:
Recomendar esta página via e-mail: