Disciplina - Educação Física

Fatos e atos

O Tema É >> Copa do Mundo 2010 >> África para além da Copa >> Aspectos sociais | Apartheid >> Fatos e atos


"O Ato de Terras Nativas" forçou o negro a viver em reservas especiais, criando uma gritante desigualdade na divisão de terras do país, já que esse grupo formado por 23 milhões de pessoas ocuparia 13% do território, enquanto os outros 87% das terras seriam ocupados pelos 4,5 milhões de brancos. A lei proibia que negros comprassem terras fora da área delimitada, impossibilitando-os de ascender economicamente ao mesmo tempo garantia mão de obra barata para os latifundiários brancos.

As "TsoaneLeis do Passe" obrigava os negros a apresentarem o passaporte para circularem dentro do território, e concedia a polícia o direito de prender quem fosse flagrado na rua sem a caderneta de identificação.
“Não podíamos caminhar sequer cem metros sem esse maldito passe. Se um policial visse, era cadeia na certa. Para entrar num bairro branco depois das dez da noite, era necessário pedir uma autorização especial ao governo”, lembra Tsoane, hoje com 69 anos, era apenas um jovem estudante na ocasião.

A resposta dos negros veio num boicote organizado por partidos de esquerda, que estimulou a população a deixar o passe em casa e caminhar até um posto policial para se entregar voluntariamente.

Massacre de Sharpeville
Na manhã do dia 21 de março de 1960 mais de 20 mil pessoas deixaram suas casas em direção à delegacia local de Sharpeville para protestar contra a discriminatória Lei do Passe, que obrigava todos os não-brancos a portarem uma caderneta (passe), onde constava sua cor, etnia, profissão, situação na receita federal e que restringia o acesso aos bairros brancos da cidade.
Sharpeville
Era para ser uma manifestação pacífica, mas um grupo de policiais, sem saber como controlar a multidão, abriu fogo contra os manifestantes, matando 69 e ferindo mais de 180, incluindo mulheres e crianças.

O episódio ficou conhecido como o Massacre de Sharpeville. Hoje a data é feriado político, quando se comemora o Dia Nacional dos Direitos Humanos.


Este conteúdo foi acessado em 03/07/2015 - site acervosaber. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: