Oficina de Educação em Tempo Integral
Execução e Elaboração: Departamento de Educação Básica e Equipe do Portal Dia a Dia EducaçãoLilian Messias
Marcelo Costa
JUSTIFICATIVA
Compreender a Educação Física sob um contexto mais amplo significa entender que ela é composta por interações que se estabelecem nas relações sociais, políticas, econômicas e culturais dos povos.
Objetivos
Identificar os conteúdos estruturantes
Básicos
Elementos articuladores
Citação dc
Objetos de Aprendizagem, World Café, Cine fórum, vivencias práticas
Articular os contéudos da base nacional comum com a diversificada segundo as dc da integral
Considerando o objeto de ensino e de estudo da Educação Física tratado nestas Diretrizes, isto é, a Cultura Corporal, por meio dos Conteúdos Estruturantes propostos – esporte, dança, ginástica, lutas, jogos e brincadeiras –, a Educação Física tem a função social de contribuir para que os alunos se tornem sujeitos capazes de reconhecer o próprio corpo, adquirir uma expressividade corporal consciente e refletir criticamente sobre as práticas corporais.
O professor de Educação Física tem, assim, a responsabilidade de organizar e sistematizar o conhecimento sobre as práticas corporais, o que possibilita a comunicação e o diálogo com as diferentes culturas.
Retomar a leitura crítica das DCEs e Caderno de Expectativas
Dinâmica em grupo de socialização
Objetos de Aprendizagem
Navegação Orientada
Aula expositiva
Vivencias práticas
Cronograma:
25/06 - segunda-feira
Tarde:
Dinâmica: Bingo
Troca de Experiência
Objetos de Aprendizagem
Navegação Orientada
26/06 - terça-feira
Manhã:
Cultura Corporal - Técnica e Tática e Desportivização
Definição DCE
27/06 - quarta-feira
Tarde:
Esporte – Atletismo - Cine Fórum;
Discussão sobre o Objeto de estudo da Educação Física – Cultura Corporal
(Cultura Corporal – Saúde e Ludicidade)
Objetos de Aprendizagem
(...) são objetos de aprendizagem as mídias digitais como, por exemplo, imagens ou fotos, vídeos ou áudios (ao vivo ou não), arquivos de texto, animações, páginas de internet, quando utilizadas como recursos que apoiam processos de ensino e aprendizagem”. (SANTOS, 2007, p. 12).
A principal características dos objetos de aprendizagem é sua reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos logicamente, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos. Um exemplo desse tipo de repositório é o Portal Dia a Dia Educação e o Portal do Professor, mantido pelo Ministério da Educação do governo brasileiro.
“para dar conta de um projeto de educação integral em tempo integral que articule o direito ao conhecimento, às ciências e tecnologias como o direito às culturas, aos valores, ao universo simbólico, ao corpo e suas linguagens, expressões, ritmos, vivências, emoções, memórias e identidades diversas” (ARROYO, 2012, p. 44).
Navegação Orientada
“Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante
Da infomaré” (Pela Internet - Gilberto Gil)
Que aproveite a vazante
Da infomaré” (Pela Internet - Gilberto Gil)
Metaforicamente chamada pelo compositor Gilberto Gil de infomar, a Internet oferece um mar de informações. E é nessa imensidão que muitas vezes os nossos alunos navegam pesquisando determinado tema ou assunto, sem mesmo saber qual será o destino, quais serão as condições do barco ou do mar, quais as estratégias de navegação, etc.
A pesquisa na Web se torna arriscada, porque nem sempre conseguimos escolher com acerto o melhor site dentre aqueles que são apresentados ou nem sempre encontramos aquilo que procuramos, dentro do pouco tempo de que dispomos. Então, diante de tal dificuldade, como o professor pode contribuir? Planejar torna-se essencial.
A internet permite a pesquisa individual, em que cada aluno tem seu próprio ritmo, e a pesquisa individual, em que a pesquisa em grupo, em que se desenvolve a aprendizagem colaborativa.
O planejamento da atividade de pesquisa dirigida na Web implica definir tema e objetivos, selecionar fontes de informação, delinear a tarefa e estruturar o processo.
Com o objetivo de apresentar, discutir e criar uma atividade de pesquisa dirigida na Web.
Exemplo: Navegação e pesquisa na internet orientada por uma webquest
1 - Conhecendo o Rugby
Portal do Professor
Nessa aula propomos que os alunos: aprendam os aspectos básicos do funcionamento do jogo de Rugby; descubram, por meio do jogo, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro; coordenem diferentes movimentos com os braços e com as pernas – deslocamentos no espaço, deslocando-se para frente, para trás, para o lado – interagindo com o colega, com os materiais e com o espaço.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21359
Portal Dia a Dia Educação
Em Foco: Esporte - Rúgbi
- Rúgbi no Brasil
- Rúgbi no Mundo
Sugestão de Leitura: Guia de Principiantes do Rugby Union

Imagens: Rúgbi
Simulador: Rúgbi

Esse simulador traz informações como história do rúgbi, como se joga e seu sistema de disputa.
Trechos de Filme: Murdeball
Documentário sobre a superação, por meio do esporte, de pessoas paraplégicas que encontram um novo sentido para a vida. Em cadeiras especiais a lá "Mad Max", jovens com restrições de movimento nas pernas e braços se enfrentam em quadras de basquete em duelos poderosos. Paralelamente, vemos as lutas individuais dos protagonistas: um jovem que busca redenção com o acidente que o feriu, um jogador aposentado que passa a treinar o time do Canadá e é visto como traidor pelos americanos, e um jovem recém-incapacitado que busca esperança no esporte. Temas como sexualidade e convivência com a sociedade também são abordados, à medida que entendemos que sobre as rodas vivem seres humanos dignos e capacitados.
- Murderball - Regras
- Murderball - Grau de lesão
- Murderball - Seleção dos atletas
- Murderball - Jogo amistoso
2 - Inclusão do portador de deficiência visual nas aulas de Educação Física
Portal do Professor
- Identificar algumas modalidades esportivas voltadas para deficiência visual.
- Compreender o Esporte como fator de inclusão.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23454
Portal Dia a Dia Educação
Em Foco: Esporte - Goalball
- Histórico do Goalball
- Classificação
- Regras
Sugestão de Leitura: Manual de Orientação para Professores de Educação Física - Goalball
O goalball é uma modalidade esportiva desenvolvida especificamente para pessoas com deficiência visual.

- Goalball
- Histórico
- Classificação
- Regras básicas
- Iniciação ao esporte
- Treinamento esportivo
Vídeos:
- Finais JOCOPS 2008 - Goalball- Futebol de Cinco - Esporte Adaptado
O futebol de cinco é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas desde os Jogos Paraolímpicos de Atenas também vem sendo praticado em campos de grama sintética.
Imagens: Goalball
3 - Conhecendo um esporte diferente: Corfebol
Portal do Professor
- Conhecer a dinâmica geral do Corfebol;
- Conhecer em linhas gerais a origem do Corfebol;
- Vivenciar possibilidades de variações do Corfebol;
- Ampliar o acervo pessoal e coletivo acerca das manifestações esportivas existentes.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23951
Portal Dia a Dia Educação
Em Foco: Esporte - Corfebol
- História do Corfebol
- Regras
Vídeo:
- Corfebol - Fundamentos e Movimentações

- Corfebol
Reportagem: Corfebol no Brasil (Matéria exibida no Esporte Espetacular) um esporte coletivo praticado principalmente na Holanda.
Imagens: Corfebol
4 - Vamos jogar Badminton?
Portal do Professor
- Conhecer a história dessa modalidade esportiva.
- Demonstrar de forma prática algumas regras do Badminton.
- Construir a peteca para o jogo pré-desportivo.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22135
Portal Dia a Dia Educação
Em Foco: Esporte - Badminton
- História do Badminton
- Badminton nas Olimpíadas
- Regras do Jogo
- Começando o Jogo
Simuladores e Animações:
- Badminton - Peteca Olímpica
- História, equipamentos e as medidas da quadra
Sugestão de Leitura:
Regras do Badminton em PDF
5 - Da quadra para a areia!
Portal do Professor
Identificar quais são as diferenças entre o vôlei jogado na quadra com o vôlei jogado na areia, suas regras, fundamentos e reconhecer a importância da iniciação esportiva na escola.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22118
Portal Dia a Dia Educação
Em Foco: Esporte - Voleibol

- 16 de agosto de 1954
- Regras Oficiais
- Minivoleibol
- Voleibol com balões
- Voleibol divertido
- Voleibol guiado
- Volençol
Imagens:
- Voleibol
Simuladores e Animações:

- Volei de Quadra
- Volei de Praia
Sugestão de Leitura:
- Novas Regras Oficiais da FIVB 2009-2012
Vídeos:
- Voleibol Sentado
- Os profissionais
- Vôlei Masculino - Melhores Momentos Olímpicos
- Vôlei - Benefícios e dicas
6 - Handebol em Cadeira de Rodas
Portal do Professor
- Conhecer o Handebol em Cadeira de Rodas;
- Identificar as especificidades entre o Handebol de Salão e do Handebol em Cadeira de Rodas;
- Integrar os alunos a experimentação de esportes adaptados.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=40681
Portal Dia a Dia Educação
Em Foco: Esporte Handebol
- História do Handebol
- Regras Básicas
- Handebol - Jogo dos sete passes
Imagens:
- Handebol
- Handbeach
Simuladores e Animações

- Handebol
- Handebol - COB
Vídeos:
- Handebol - tiro de 7 metros
- Handebol - Força x Inteligência
Sugestão de Leitura:
- Handebol: regras oficiais
7 - Corridas, saltos e arremessos: conhecendo e vivenciando o atletismo
Portal do professor
- Organizar e ampliar algumas ideias acerca do atletismo.
- Expressar suas ideias acerca do tema em estudo.
- Participar da elaboração das questões do estudo.
- Coletar junto aos familiares informações acerca do esporte estudado.
- Conhecer a origem, o desenvolvimento e evolução do atletismo.
- Familiarizar-se e vivenciar algumas regras do atletismo.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26802
Portal Dia a Dia Educação
Imagens:
- Atletismo
Em Foco: Esporte - Atletismo
- Origens do Atletismo
- O esporte no Brasil
- Provas masculinas
- Provas femininas
Simuladores:
- Atletismo: provas com barreiras, salto em distância, salto triplo, salto em altura, salto com vara, marcha atlética, provas combinadas.
- Atlestismo: o estádio e suas divisões, as provas de pista, saltos, arremessos e as provas combinadas.
Sugestão de Leitura:
- Miniatletismo - Iniciação ao Esporte
Vídeos:
- Olimpíadas da Grécia Antiga
- Atletismo - Finais JOCOPS 2008
Aprendendo os Golpes da Esgrima
Portal Do Professor
- Aprender os golpes de esgrima;
- Confeccionar as armas com material alternativo;
- Aprender a inventar e reinventar os golpes da luta, descobrindo, por meio da luta, novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do outro;
- Coordenar diferentes movimentos com os braços e com as pernas – ataque, recuo, defesa, deslocamentos – para frente e para trás – e golpes básicos – interagindo com o colega e com o material.
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27274
Portal Dia a Dia Educação
Em Foco: Lutas - Esgrima
Imagens:
-Esgrima
Simulador:
- Esgrima
Vídeos:
- Esgrima - em sala de aula
- Esgrima - Armas
- Esgrima - Equipamentos
- Esgrima - Movimentos
Perguntas:
A interação professor aluno com as diversas formas de comunicação e informação acrescentará a construção do conhecimento de forma clara, objetiva e mais prazerosa?
A aprendizagem a partir de atividades educativas, envolvendo investigação orientada, em ambientes virtuais de aprendizagem permite a construção do conhecimento?
Qual o papel do professor no desenvolvimento destas atividades?
Diretriz Curricular e Caderno de Expectativas
Os conteúdos estruturantes, organizam-se os conteúdos básicos que serão trabalhados por série/ano e os mesmos, juntamente com as orientações teórico-metodológicas, farão parte da Proposta Pedagógica Curricular dos estabelecimentos, que partindo da questão referente à ampliação do tempo escolar terão como necessidade considerar estratégias organizativas e didáticas para abordar: pontos de partida diferentes dos alunos em relação à aprendizagem dos conteúdos, assim como necessidades e interesses diferentes (SACRISTÁN e GÓMEZ, 1998, p. 187) da realidade e da comunidade na qual a escola está inserida com o intuito, não de se ampliar a quantidade de conteúdos, mas sim de aumentar as oportunidades de aprendizagem.
Conteúdo Estruturante – Conteúdo Básico - Elemento Articulador
Nesse contexto, os estabelecimentos de ensino não devem se limitar a transmitir os conteúdos curriculares e a ofertar atividades de lazer e reforço, com atividades fragmentadas e desconexas com a proposta pedagógica curricular, mas sim privilegiar o aproveitamento qualitativo do tempo educativo, na “perspectiva de que o horário estendido represente uma ampliação de oportunidades e situações que promovam aprendizagens significativas” (GONÇALVES, 2006, p. 4), enriquecendo o currículo e tendo o professor e sua ação docente como mediadores desse processo.
Referências:
Luís Paulo Leopoldo Mercado; Maria Aparecida Pereira Viana. APRENDIZAGEM NA INTERNET UTILIZANDO PROJETOS CONSTRUÍDOS NA METODOLOGIA WEBQUEST